segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PISA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Buongiorno à tutti !!!

Aos caros leitores que costumam julgar o livro pela capa, já vou logo vos antecipando: Não...não é um post sobre a Itália...acho que a novela das oito já se ocupa veementemente sobre tal assunto, embora muitas pessoas já tenham me pedido que eu fizesse um post sobre algum país do tal "primeiro mundo" ,relatando aspectos intercambiais e multiculturais, creio ainda nao ser a hora...talvez mais adiante !

O assunto aqui é Pisa !!! Nao entenderam ainda?!!! Vou tentar usar um sinônimo pra ser mais claro: O assunto aqui é surra !!! porrada !!! pancada !!! Mas calma lá, não pensem que eu sou um rapaz violento, não, definitivamente não ! Tudo começou quando vi uma reportagem com o pai do defunto Michael Jackson, o qual foi perguntado se tinha se arrependido de ter batido no seu filho quando este ainda era criança. A resposta do pai do cantor foi enfática: "Não me arrependo, pois se fiz isso foi para colocá-lo no caminho do bem...ele poderia ter se tornado um marginal ou um vagabundo se talvez isso nao tivesse sido feito ! " Porrintonci...a polêmica então está lançada: Devem(ou podem) os pais baterem em seus filhos no intuito de melhor educá-los??A tal "base da conversa" funciona de fato ou apenas retarda o que mais tarde é evidente??

Pois bem, façamos uma observação a esse respeito. 

Sabe-se que a família é a base da sociedade e , se me permitem dizer, é sim a base de TUDO! Digam o que disserem, a figura de um pai numa família é importantíssima(bem como da mãe, evidente). Os filhos que nao respeitam os pais dentro de casa, dificilmente respeitará a figura de um professor na sala de aula, de um cidadão de bem na sociedade, etc. Antigamente, e, na minha geração (anos 80 em diante) era comum os pais baterem nos filhos quando este estavam errados e, pasmem, eu nao conheço UMA pessoa sequer dessa época que hoje não seja uma pessoa de valores, trabalhadora, perseverante, de boa índole, enfim.

Eu mesmo, para me servir de cobaia, apanhei inúmeras vezes de meus pais, no período que compreende entre os meus 5 aos 12 anos de idade ! E hoje eu até reconheço que foi necessário, pois acabei criando a imagem da figura patriarcal dentro de casa, submetendo-me ao respeito(sim, embora pela força) de um líder dentro do lar. Será que apesar de tudo isso meus pais nao me amaram e nao quiseram me dar a melhor educação? Quantas pessoas vemos hoje que pintam e bordam dentro de casa, sem o minimo respeito a seus pais, e que se tornam justamente por conta disso e descaso dos mesmos, marginais ou destemperados em qualquer grupo social? Quantos pais não se omitem na tarefa de educar seus filhos no caminho do bem, seja pela força, seja pela conversa franca? 

Atualmente, ouvi falar que ja existe uma lei que permite denunciar qualquer pai de familia que tenha porventura batido em seu filho...não sei se essa lei realmente existe ou se ja está em vigor...mas gostaria de deixar bem claro que a apologia que faço aqui é dirigida aos pais que sabem utilizar-se da força para educar seus filhos(e não espancá-los sem escrúpulos) e colocá-los no caminho do bem. Essa força, muito das vezes, deve estar alinhada e protegida pelo ensinamento, pela linha de pensamento que provêm de tais atos...Eis um dos sentidos do verbo EDUCAR! 

Concomitantemente, é preciso perceber que pode-se também educar-se pela conversa e sem o minimo esforço físico. Tudo depende da personalidade de cada um e das pre-disposições de espírito. Longe de tentar achar uma fórmula para educar nossas crianças, é-se preciso antes de tudo paciencia e perseverança na construção de uma geração mais instruída. Versatilidade é a alma do negócio. O contexto dita as regras: Seja na base da conversa, seja à força !

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Século 21



Século 21
Alternativas de uma multidao
Século 21
Prerrogativas sem reflexão
Século 21
Razão em frente com o pé atrás
Século 21
Voltar um pouco nunca é demais

Mas eu não acredito no mundo da Tv
Divorcio virtual, preciso conhecer
Correnteza de Automóveis
Aumento da inflação
E a vida continua, ou será a ilusão?

(Do) Século 21
Somos os donos da situação
Século 21
Ainda existe alguma tradição?
(No) século 21
Tudo que eu quero eu tenho aqui na frente.
Século 21
É isso mesmo que eu tenho em mente?

Mas eu não acredito no mundo do jornal
Casamento à distância, é crise ou irreal?
Suspeito da herança do futuro do meu filho
E a arte pós moderna, é verso ou trocadilho?

Século 21
A crise rola na imensidão
Século 21
É  a cartilha da evolução
(Do) Século 21
Homem-macaco,mente de demente
Século 21
E qualquer Freud explica que é decente

Mas eu não acredito no mundo do cinema
Intrigas relativas, distúrbio ou dilema?
Em fase de alivio ou alienação
Esqueço o sistema, ando na contramão

Século 21
Século 21
Século 21

Antes de cristo...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O inventor da chapinha !


Alguém aí sabe quem foi o inventor da chapinha? Sim, sim...a chapinha mesmo, esse objeto que tanto compraz as mulheres de todo o mundo(isso mesmo, de todo o mundo, não é só as brasileiras não!!!)
Não sabem? Então aprensento-lhes a história do senhor Anthony, o inventor desse instrumento com quem tive o prazer de viajar durante sete dias em 2009.

Anthony nasceu na Itália e quando ainda era criança entrou em um navio junto com sua família com destino a Nova Iorque. O que iriam fazer lá? Não sabiam, pois estavam fugindo da Segunda Guerra Mundial e arriscaram ganhar a vida do outro lado do Atlantico. Chegando em Nova Iorque Anthony passou as dificuldades que qualquer estrangeiro que nao fala o idioma, nao tem trabalho e nao tem apoio passaria em um país diferente, sendo criança então, nem se fale. O primeiro emprego que seu pai conseguiu foi o de zelador em um pequeno restaurante no subúrbio de Nova Iorque. Homem de valores, seu pai, aos trancos e barrancos conseguiu ir mantendo a familia aos poucos com o pouco dinheiro que ganhava. Sua esposa ajudava nos serviços domésticos e cuidava da crianças, que iam cada vez mais se adaptando à vida americana. Creio que nao preciso descrever o sofrimento que Anthony passou durante esse período de sua vida até chegar à fase adulta....Mas voces irão se surpreender ao saber de como em uma noite Anthony passou de pobre a MILIONÁRIO !!!

Tendo-se mudado para California e, após a morte de seu pai, Anthony conseguiu terminar os estudos e morava com o irmão mais velho. Em uma certa noite sentou-se ao sofá e ligou a televisão. Entediado, mudava os canais lentamente quando de repente caiu sobre um programa de humor: Uma mulher de cabelos compridos que passava roupas meio que inclinada num vai-e-vem cômico, seus longos cabelos apareciam por detrás do ferro de gomar tal como a sombra de um objeto qualquer. Naquele instante, a lampada dentro da mente de Anthony acendeu transparecendo a idéia que iria revolucionar os padrões de beleza e estética feminina: Santo programa de humor !!! Estava nascendo a chapinha !

No dia seguinte Anthony liga para um amigo seu, engenheiro, o senhor Isaak Shero, e descreve-lhe a idéia que tivera, pedindo-lhe que formulasse um objeto tal qual um ferro de gomar, mas com um protótipo adaptado a uma escova de cabelo. O resultado foi inovador ! Fizeram então uma conferência na cidade de San Francisco, para mostrar a todos a nova invenção. Num auditório lotado, sentada sobre uma cadeira, uma negra de cabelos bem encaracolados foi a cobaia para a experiencia que impressionaria a todos. Passaram a chapinha em um dos lados do cabelo e mostraram a diferença aos presentes !! Ao final da conferencia, todos queriam levar para casa a nova invenção, tanto que não deu pra todo mundo...e tiveram que alavancar a produção nos dias seguintes. Estas são as palavras do próprio Anthony, ao me explicar, num restaurante de luxo em Sao Luis, o que ocorrera com ele naquele dia:

--- "Phylipi, quando eu cheguei em casa, abri o saco de arrecadação das vendas daquele dia....e tinha tanto dinheiro...mas tanto dinheiro....que eu nao sabia o que fazer...despejei-o em cima da mesa e o jogava para o alto, dentro do meu quarto, com o meu irmão, tal qual tio patinhas !!!! "

A partir de então ele expandiu sua engenhoca para outros estados e o faturamento nao parava de crescer. Foi quando um empresário nova-iorquino lhe propôs 1 milhão de dólares pela patente da chapinha !

--- "Phylipi - continuou ele - foi a melhor coisa que eu fiz na vida foi nao ter vendido a patente de minha invenção, jovem como eu era na época, iria pegar esse 1 milhão e torrar com bobagens, compraria talvez uma Ferrari, viajaria ao redor do mundo...mas lembrei de meu pai e de todo o esforço e trabalho que ele fez por toda a família e resolvi honrá-lo com muito trabalho e sabedoria....resolvi tocar pra frente o meu negócio! "

Atualmente, o senhor Anthony tem empresas nos Estados Unidos, na França, na Itália, no Japão e algumas outras comarcas espalhadas pelo mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil. Ele é milionário, nao preciso repetir, mas sobretudo HUMILDE, porque conservou os valores ensinados pelo sofrimento de seu pai que atravessou o atlântico fugindo da guerra no intuito de ver o bem-estar de sua família !

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sociologia da feiura !!!!




Bom dia a todos !!!

De onde surgiu essa história de que a mulher maranhense é feia????
Por que as mulheres bonitas do Maranhão se acham tanto???

Calma meus caros leitores, para alegria e consolo dos nossos cuecas de plantão que ja levaram tanto fora de determinados seres de pura beleza e ignorancia plena(vide o post "A mulher pião "), eis que me proponho aqui a investigar a origem dos fatos que constroem as perguntas acima.

Para iniciarmos nossa pesquisa científica, por assim dizer, devemos nos alicerçar na experiência, tem que ser provado...não tem jeito ! Pois bem, para quem ja viajou para algum outro estado do Brasil. ja deve ter percebido que geralmente se encontra mulheres muito mais bonitas ou às vezes do mesmo naipe das maranhenses, entretanto muito mais educadas, singelas, "cabeças", etc. Em outras palavras: A mineira, por exemplo, que é tao bela quanto uma marahense tipologia "Ceuma", consegue conversar com voce numa boa sem nem por isso achar que voce ta dando em cima dela. A verdade dói. Mas isso é fato ! Concordem ou não ! Interpelem uma linda maranhense com toda educação do mundo e a mesma logo pensará que no minímo voce vai colocar uma foto dela no orkut !

Alguns amigos meus estiveram recentemente no Ceará, para não ir muito longe. Ficaram vislumbrados com garotas tao lindas quanto nossas compatriotas e ao mesmo tempo tão abertas a qualquer tipo de conversa! Querem ir mais a fundo? Lá, mesmo se você for feião, daqueles mesmo de nem querer se olhar no espelho de manhã, elas dançam com você mesmo assim. Aqui, pasmem, é até uma ofensa chamar uma menina pra dançar se seus critérios de beleza nao satisfazerem a menina de seus olhos ! No mínimo vão pensar que você ou é louco ou tarado. To mentindo? Prossigamos...

Se considerarmos essas experiencias como satisfatórias para o nosso estudo em questão, falta-nos saber agora a origem de tamanha falta de sensibilidade das nossas comedoras de farinha ! Apresento aqui a minha hipotése que servirá como teoria para essa Sociologia da feiura, que voces nao devem ser obrigados a concordar, afinal de contas, vivemos num país democrático:

Mil novecentos e carne de porco, auge do Marafolia em Sao Luís, Xandy, um baiano que voces conhecem bem, deixa escapulir a seguinte frase: "O Estado que eu mais vi mulher feia no Brasil foi no Maranhão ". Não me lembro mais muito bem se ele disse isso aqui ou no Jo Soares, de qualquer forma ele ja levou as latadas dele em cima do trio após ter dito tamanhas fezes. Pois bem, a verdade é que Xandy nao imaginou a revolução psicológica que ele fez na cabeça das lindas maranhenses ao faze-las acreditar que elas eram privilegiadas perante tanta mulher feia no Maranhao ! Resultado: Orgulho, vaidade, ignorância(de ignorar mesmo), esnobismo(nem sei se existe essa palavra), etc. Enfim, uma gama de pre-conceitos que fizeram as mulheres maranhenses serem unicas pelo simples fato de serem belas! Acontece que a mulher maranhense sempre foi bonita sim, mas infelizmente aderiram à ideologia Xandinista de que aqui só tinha mulher feia..."ora...se só tem mulher feia e eu sei que sou bonita", pensaram, "logo tenho de me conservar ". Em terra de cego, quem tem um olho é rei ! Ou será Caolho?

Gente, pelo amor de Deus, isso nao quer dizer que nao existam mulheres lindas no Maranhao e ao mesmo tempo simples e humildes. Mas é bem verdade que se compararmos o numero dessas mulheres com o que encontramos la fora, aí sim, o nosso querido Estado perde é feio!!!

Para concluir, e para nao dizer que as feias do meu louvável Maranhao nao ganharam espaço nestas linhas, saibam minhas lindas feiosas que mulher feia tambem se encontra em qualquer lugar, o unico ponto em comum entre todas é aquele velho ditado: Mulher feia é que nem jumento, só o dono vai atrás !!!!

Viva o Maranhão !!



terça-feira, 28 de setembro de 2010

A mulher pião !!!


Certa tia minha me disse uma vez que julga as pessoas pelas musicas que elas ouvem. Não vamos entrar aqui no pensamento moralista de que nao se deve julgar ninguem, mas com certeza minha tia usou o verbo "julgar" como força de expressão  no intuito de transparecer que se conhece muito as pessoas a partir do que elas ouvem. De fato, uma pessoa que ouve Chico Buarque não deve ter as mesmas linhas de pensamento de uma pessoa que ouve Sandro Lúcio. Ou deve? No entanto, a história da mulher pião vem demonstrar que minha tia estava na verdade um pouco enganada no que diz respeito aos critérios de "julgamento" de uma pessoa. Vamos a ela:
Sábado, dia 25 de setembro do presente ano. Phylipi Leal, tranquilo em sua casa, recebe um convite para prestigiar o Festival da Melancia, que ocorre todos os anos na cidade de Arari -Ma. Como viajar é, para mim, um hobby e uma profissão, aceitei o convite, afinal de contas viajar é preciso! Meus compatriotas na ocasião - a saber: Rayllan Helmut, Dorival Jr e Werrington Borges - estavam todos muito animados com o show da noite na praça principal da cidade: Forró Moral.
Não gosto muito de descrever minhas vestes, mas como neste caso será necessário, para que vocês compreendam o escopo do assunto, digo-lhes que me apresentava em tal show com uma calça jeans, um tenis all star vermelho e...uma camisa branca que ganhei de presente do meu irmão quando este foi a Gramado, no Rio Grande do Sul. Nela podia-se ler: "Gramado - Rs ".
Pois bem. Após o show ter começado e já com algumas doses de campari na cabeça, eis que identifico um grupo de garotas muito bem vestidas e vistosas, eram 5 no total. E pela beleza das garotas que ofuscava radiantes rastros de luz em meus olhos, duvido muito que alguma delas se chamasse "Agripina", "Ermenegilda", "Ferulla" ou "Amelba". Eram lindas demais para se chamarem assim, brincadeiras à parte.
Como toda pessoa que bebe algumas doses de alcool além de adquirir tontura também adquire coragem, propus-me a dançar com alguma das garotas. Meus pedidos altamente educados foram altamente refutados pela massa de beleza que insistia em resplandecer meus olhos, mas como nunca podemos perder as esperanças, eis que me aparece a mulher pião !! Vejam, meus caros leitores, a enumeração do que foi estabelecido pela mulher pião para que a mesma nao dançasse comigo:

1- Não quero dançar com voce porque voce é gaúcho !
2- Nenhum gaúcho sabe dançar direito
3- E eu só sei dançar girando
4- E presumo que voce, justamente por ser gaucho, nao sabe dançar girando.

Fiquei boquiaberto com tamanha falta de sensibilidade. Mas, como a coragem de todo bebum sempre vai até a última dose, para se fazer a analogia, insistir em dançar com a mulher pião. Ela, sem opções, no mínimo, e insatisfeita com tamanha insistência de minha parte, resolve, indignada, aceitar o convite: Rodopia daqui, rodopia de lá, dá um giro aqui, dá um giro acolá.... e eu, que já estava mais tonto que gato correndo atrás do próprio rabo, fiquei ali....parado...olhando a mulher pião fazer o "showzinho" dela.
Ao final, ela me olha fixamente nos olhos( a essa altura do campeonato toda sua beleza tinha caído água abaixo)e com uma voz estridente me diz: "Não falei que tu nao sabia dançar gaúcho?? "
Conclusão:
Das duas uma: Ou a ignorancia humana é tao grande para julgar a origem das pessoas pela camisa que elas vestem e recusar um simples e educado pedido de dança, ou realmente minha tia tem que parar de julgar as pessoas pela música que elas ouvem !

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Um rapaz com a mão no bolso???


Dando prosseguimento às informações concernentes à minha pessoa, espero poder fazer com que todos entendam o porquê durante tanto tempo um dos meus apostos, atribuído por mim mesmo por sinal, quando da pergunta "Quem é voce? " sempre foi " Um rapaz com a mão no bolso ". Maluco esse Phylipi, não? Mas essa maluquice tem história !
1991, Phylipi Leal, aos seus 4 anos de idade, no auge de sua infantilidade, brincando de pega-pega com seus amigos(que aliás aqui no Maranhão essa estória de pega-pega não existia, o termo correto era "pegador ", hoje esse termo dá muito pano pra manga...prossigamos!). Como toda criança que muito corre, uma hora tem vontade de mijar(lindo esse termo), eis que me encontrava defronte uma elevação de mais ou menos uns 2 metros quando meu irmão, num ato de completa barbárie, me empurra de cima do "abismo" ! Como desde criança sempre respeitei as leis divinas, inclusive a lei da gravidade, eis que caí no chão por cima do meu braço esquerdo, quebrando-o. Chororô à parte, fui ao hospital onde recebi a notícia de que meu braço ficaria torto ! Ahhh...o meu irmão??? Levou uma bela duma piza !
Qual foi a vantagem de eu ter quebrado o braço quando criança? Ou melhor, qual foi a vantagem de TEREM-ME quebrado o braço quando criança? Físicamente, nenhuma. Moralmente, várias !!
Quando você tem algum tipo de deficiência física no corpo, geralmente voce aprende a respeitar mais as deficiencias de seus semelhantes. Voce olha mais ao seu redor e reflete sobre cada pessoa à sua volta. É mais fácil eliminar seus preconceitos quando você conhece a raiz do problema. Muitas pessoas não dão valor a um pobre lascado deficiente que está nas ruas pedindo esmola simplesmente porque têm um corpo perfeito, se comparado ao do seu semelhante no exemplo.
Aprendi então a não olhar as deficiencias de cada pessoa e procurar entender melhor a cabeça de cada um, nao julgá-las pelas suas deficiencias fisicas...Ou voces acham que durante toda minha vida escolar nao fui alvo de chacotas tais como: Braço de radiola, curva do Sena, Coisinha de Jesus, etc? Hoje acho até engraçado, mas imaginem voces o numero de pessoas que todo dia sao zombadas muitas das vezes por conta de uma simples deformação corpórea? E ainda bem que existem pessoas com mente forte, porque as que possuem mente fraca, essas guardam sequelas pro resto da vida !
Qual foi minha solução para evitar tais zombações??? Mão no bolso !!!!
Phylipi, um rapaz com a mão no bolso !!!
E a outra? A outra, meus caros amigos, é na consciencia !

manhêêê... cheguei !!!

Bom dia a todos !

De todas as saudações que existem talvez o "bom dia " seja a que eu mais me identifico, pois enfatiza de uma maneira ou de outra o desejo de que todo o seu dia seja bom. Por que será que inventaram o boa tarde e o boa noite?  A tarde e a noite tambem nao fazem parte do dia? enfim, tudo isso para que voce que está lendo este blog neste momento nao se preocupe se porventura se encontre na tarde ou na noite, meu bom dia com certeza lhe penetrará as entrancias de sua consciencia.
Continuando com minhas preliminares gostaria de sublinhar tambem que quando digo "todos" refiro-me tambem às mulheres. É que antigamente(no meu tempo de escola) me deram tanta martelada na cabeça com essa estoria de masculino plural que até hoje nunca esqueci. Só que daí a população feminina brasileira cresceu tanto que hoje ja corresponde em média a 51% da população brasileira, e ai de quem agora entrar num auditório de um congresso, por exemplo, e nao dizer bom dia a todos e a TODAS. Da mesma maneira, gostaria tambem de pedir um pouco de bom senso por parte do leitor (e da leitora tambem, viu?) com relação às regras de acentuação. Fico incoformado de saber que passei uns 18 anos de minha vida na escola aprendendo a lingua portuguesa nos seus pormenores para que em apenas um ano fosse feita uma reforma da lingua portuguesa. Nao acham que existem reformas mais importantes a serem feitas? Mas vamos com calma....
Deixem-me fazer uma breve apresentação da minha pessoa e com que intuito venho através deste blog compartilhar minhas idéias. Me chamo Phylipi (isso mesmo, com Ph), tenho 23 anos e sou guia turístico interprete. Quando nasci, minha mãe colocou meu nome de Elton, e por incrivel que pareça passei 3 meses com esse nome, então nao sei porque cargas d'água minha mãe resolveu trocar meu nome para Phylipi, isso mesmo, esse Phylipi aí todo invocado como a maioria das pessoas me respondem após verem minha assinatura. Etimologia à parte até que achei legal, é um pouco diferente mesmo, embora até hoje me pergunte o que se passava na cabeça da minha mãe no momento em que ela resolveu trocar meu nome de Elton para Phylipi. Acho que Elton Leal nao iria soar muito legal talvez !
Este espaço foi criado por mim para compartilhar minhas idéias, circunstancias, devaneios, aventuras, aborrecimentos, chatices, loucuras, ilusões e uma gama de substantivos que figurem em torno desta minha pobre cabecinha. Vai ser legal. Nós vamos nos divertir ! Ou talvez eu me divirta sozinho, pois já disse que independetemente de quem ler ou nao, o importante é que EU lerei ! Leitura não é pra todo mundo, escrever então...nem se fala ! E é bem verdade que é legal escrever algo e depois lê-lo voce mesmo, só pra ver como ficou. Esse bando de letras agarradas que formam essas palavras com sentido que se agrupam formando frases com sentido que vao formando paragrafos, textos, etc são todas frutos de meus pensamentos. E como é bom deixar um pensamento registrado !! Nos permite estudarmos mais a nós mesmos, verificar o que se passa dentro de nossa cabeça. Criar um texto é ler o que se passa dentro de voce mesmo. Portanto, leiam ou não, eu mesmo lerei ! E me divertirei lendo a mim mesmo ao mesmo tempo que a mim mesmo me ajudo. "Conhece-te a ti mesmo " disse um sábio aí da antiguidade !
Perguntar-me-ão o porquê desse nome "porrintonci ". Para quem ja entendeu, parabéns ! Para quem ficou na segunda opção, explico: Nada mais é do que a maneira caipira para "Pois então " !! Simples, não? Não que eu seja caipira, mas tambem nao que eu nao deixe de ser ! É que quando uma pessoa diz "Pois então" ela geralmente concorda com o que disse o interlocutor e de quebra acrescenta algo mais, que é justamente o meu intuito: Nao fechar os olhos para ninguém que porventura venha a fazer um comentario, mas além disso acrescentar algo mais, se por um acaso me for possível. Como em uma assembléia constituinte ! Nao devemos esquecer, entretanto, do famoso bom senso ! Ou deveria eu aceitar neste recinto palavrões, mesquinharia, "negriagem" e todo tipo de conduta que traga energia negativa para cá? Porrintonci...
Apresentação concluída com sucesso.
Em breve postarei algumas estorinhas da carrocinha( é da carrocinha mesmo! ), algumas visões frenéticas do fantástico mundo de Phylipi...pelo momento, reforço mais uma vez o meu sincero Bom Dia a todos !!!!