quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sociologia da feiura !!!!




Bom dia a todos !!!

De onde surgiu essa história de que a mulher maranhense é feia????
Por que as mulheres bonitas do Maranhão se acham tanto???

Calma meus caros leitores, para alegria e consolo dos nossos cuecas de plantão que ja levaram tanto fora de determinados seres de pura beleza e ignorancia plena(vide o post "A mulher pião "), eis que me proponho aqui a investigar a origem dos fatos que constroem as perguntas acima.

Para iniciarmos nossa pesquisa científica, por assim dizer, devemos nos alicerçar na experiência, tem que ser provado...não tem jeito ! Pois bem, para quem ja viajou para algum outro estado do Brasil. ja deve ter percebido que geralmente se encontra mulheres muito mais bonitas ou às vezes do mesmo naipe das maranhenses, entretanto muito mais educadas, singelas, "cabeças", etc. Em outras palavras: A mineira, por exemplo, que é tao bela quanto uma marahense tipologia "Ceuma", consegue conversar com voce numa boa sem nem por isso achar que voce ta dando em cima dela. A verdade dói. Mas isso é fato ! Concordem ou não ! Interpelem uma linda maranhense com toda educação do mundo e a mesma logo pensará que no minímo voce vai colocar uma foto dela no orkut !

Alguns amigos meus estiveram recentemente no Ceará, para não ir muito longe. Ficaram vislumbrados com garotas tao lindas quanto nossas compatriotas e ao mesmo tempo tão abertas a qualquer tipo de conversa! Querem ir mais a fundo? Lá, mesmo se você for feião, daqueles mesmo de nem querer se olhar no espelho de manhã, elas dançam com você mesmo assim. Aqui, pasmem, é até uma ofensa chamar uma menina pra dançar se seus critérios de beleza nao satisfazerem a menina de seus olhos ! No mínimo vão pensar que você ou é louco ou tarado. To mentindo? Prossigamos...

Se considerarmos essas experiencias como satisfatórias para o nosso estudo em questão, falta-nos saber agora a origem de tamanha falta de sensibilidade das nossas comedoras de farinha ! Apresento aqui a minha hipotése que servirá como teoria para essa Sociologia da feiura, que voces nao devem ser obrigados a concordar, afinal de contas, vivemos num país democrático:

Mil novecentos e carne de porco, auge do Marafolia em Sao Luís, Xandy, um baiano que voces conhecem bem, deixa escapulir a seguinte frase: "O Estado que eu mais vi mulher feia no Brasil foi no Maranhão ". Não me lembro mais muito bem se ele disse isso aqui ou no Jo Soares, de qualquer forma ele ja levou as latadas dele em cima do trio após ter dito tamanhas fezes. Pois bem, a verdade é que Xandy nao imaginou a revolução psicológica que ele fez na cabeça das lindas maranhenses ao faze-las acreditar que elas eram privilegiadas perante tanta mulher feia no Maranhao ! Resultado: Orgulho, vaidade, ignorância(de ignorar mesmo), esnobismo(nem sei se existe essa palavra), etc. Enfim, uma gama de pre-conceitos que fizeram as mulheres maranhenses serem unicas pelo simples fato de serem belas! Acontece que a mulher maranhense sempre foi bonita sim, mas infelizmente aderiram à ideologia Xandinista de que aqui só tinha mulher feia..."ora...se só tem mulher feia e eu sei que sou bonita", pensaram, "logo tenho de me conservar ". Em terra de cego, quem tem um olho é rei ! Ou será Caolho?

Gente, pelo amor de Deus, isso nao quer dizer que nao existam mulheres lindas no Maranhao e ao mesmo tempo simples e humildes. Mas é bem verdade que se compararmos o numero dessas mulheres com o que encontramos la fora, aí sim, o nosso querido Estado perde é feio!!!

Para concluir, e para nao dizer que as feias do meu louvável Maranhao nao ganharam espaço nestas linhas, saibam minhas lindas feiosas que mulher feia tambem se encontra em qualquer lugar, o unico ponto em comum entre todas é aquele velho ditado: Mulher feia é que nem jumento, só o dono vai atrás !!!!

Viva o Maranhão !!



21 comentários:

  1. meu amigo, tudo depende do conceito de beleza que as pessoas tem...

    ResponderExcluir
  2. Mas é no Risca Faca que todas virão lindas!!!!
    AFINAL, "Mulher brasileira, ela é TODA BOA..."

    Saudações de uma marenhense da gema, não batizada, candanga de coração...e barriga verde (é o nome que se dá pra quem é de SC) adotada... para todos ai da ilha.

    p.s.: Já me disseram que eu era mineira...;)~

    ResponderExcluir
  3. É meu caro Phylipi, tenho que concordar com você, dessa eu já sabia. Infelizmente as mulheres daqui uma boa parte, as que se julgam " lindas" fazem cú doce sim. Percebi isso qdo fui ao Rio de Janeiro.
    Agora a questão de achar que qdo achamos que é algum tarado, depende da maneira como ele chega.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkk...

    O pior que tu tá falando a verdade, chega junto de mulher bonita no marahão pra pelo menos conversar, se vc não ouve "você não faz meu tipo"...

    ResponderExcluir
  5. O que elas têm que pôr nas lindas cabecinhas delas é que há uma pequena diferença entre dar-se valor e supervalorizar-se, que respeitar e tratar um cara com educação é bem diferente de ser oferecida. Mas cara venhamos e convenhamos, nós homens damos brechas pra isso acontecer, se uma mulher bonita dá um sorriso pro cara numa festa ele já está querendo sufocar a garota, as vezes nem pergunta o nome e já quer dar uma bitoca nela. Então pô, a culpa não é 100% delas, nós ajudamos a educá-las dessa forma, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Como diria o filósofo Charlie Harper, "com a luz apagada, mortadela vira caviar"

    ResponderExcluir
  7. A beleza ou a feiúra está dentro de nós!

    Vivemos na época das imagens. Influenciados por uma sociedade consumista, creditamos valores as pessoas com base no que elas aparentam ser. Roupa vale mais que honestidade. Casa bonita e um bom carro atrai mais amigos que sinceridade. Rosto maquiado anula os feitos de maldade. É sempre possível se esconder atrás de uma máscara de perfeição, mas na verdade o nosso real valor está dentro de nós.

    Valorizar somente a beleza e esquecer do resto é criar padrões doentios que escravizam aqueles que partilham de tal filosofia. Nunca as academias estiveram tão lotadas.A busca por uma imagem “perfeita” transforma o homem em juiz do próprio homem, onde as relações são tidas como boas ou não apenas pela beleza (ou falta dela) que o outro possa apresentar.

    Tenho a impressão que estamos todos contaminados pelo vírus da aparência. Cuidamos mais do corpo do que da mente. Pouco importa aprender a viver. O bom mesmo é ostentar cabelos com brilhos, pele maquiada e dentes embranquecidos, pois com isto seremos vistos como gente boa, mesmo se as nossas ações disserem o contrário. Muitas vezes valorizamos mais o belo que faz o mal do que o “feio” que procura fazer o bem.

    Por falar em feio, lembrei-me de uma frase que reflete muito bem o que estamos discutindo: “a beleza está nos olhos de quem vê”. Perfeita! O belo só é belo porque os olhos que o vêem enxergam como belo. A bem verdade é que querem nos convencer que existe um padrão ideal de beleza – homens fortões e mulheres magérrimas – e isto cria um sentimento de repulsa por todos aqueles que fogem de tais padrões. Somos nós (nosso jeito de olhar) que determina a beleza ou feiúra de alguém.

    Quem vive procurando nos espelhos, as diferenças que nos distanciam, muito facilmente se contamina pelo vírus da beleza ideal. Ninguém é igual a ninguém e isso já é motivo o bastante para começarmos a valorizar nossa beleza e fazer dela nosso cartão de visita. Já imaginou se num determinado encontro, você entregasse seu cartão de visita a alguém e esta pessoa lhe retribuísse com outro igualzinho? Ficaria estranho! Assim também acontece quando deixamos de valorizar a pessoa que somos: entramos na paranóia de acreditar que um mundo de iguais é certeza de felicidade.

    A beleza da vida está na variedade. Deus acertou em cheio ao nos fazer diferentes e quis nos mostrar que podemos sim ser felizes, a medida que aprendemos a amar a pessoa que somos para cuidarmos (naturalmente) da beleza que existe em nós. Cuidar de si é importante, pois reflete nosso amor próprio e ajuda na manutenção da alto-estima. Quem se ama, consegue ser belo sem ser narciso. A verdadeira beleza está em valorizar o que já temos, para podermos ganhar muito mais.

    Então meu caro Philipi, com isso, é importante observarmos que nem tudo que reluz é ouro, pois a beleza é algo bem maior que superficiais cabelos lisos, corpos magros ou pele branquinha, não esqueça que o corpo é mutável e perecível, enquanto o que existe dentro dele “o ente” este sim é extemporâneo e infinito, assim como também é a beleza.

    ResponderExcluir
  8. Caro Diego,

    Obrigado pela leitura e envio do comentário

    As duas perguntas que abrem este post se refere a dois tipos de beleza. A primeira(pergunta), a exterior. A segunda, a interior. Qual das duas é a mais importante? Sua sutileza de pensamento e interpretação acaba de nos lançar à luz de louvável resposta !
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Bom, não vamos desconsiderar o comentario que nosso brother Diego postou, afinal tudo que está escrito a cima não deixa de ser verdade, realmente as pessoas deveriam conhecer mais os outros antes de julga-las feias ou bonitas. Vamos deixar um pouco de lado essa visão de beleza interior.

    Infelizmente a atitude da mulher maranhense e desse jeito (quando bonitas), quando sabem que são bonitas é pior ainda..rsrsss, mas tudo bem, o que falta é humildade em tratar uma pessoa bem e deixar de achar que todo homem que olha está querendo algo (por mais que esteja querendo).

    Sabemos que isso acontece aqui no Maranhão, pior somos nós homens que damos corda para isso acontecer, de elas só quererem "ser".

    Pois é meu caro Phylipi, não sei o que te inspirou a escrever isso, vc conseguiu retratar a atitude horriveis de algumas mulheres maranhense. Mesmo sabendo disso, quem nunca ficou dando bola para aquela mulher linda numa festa, num bar, num curso etc... que atire a primeira pedra.. uahsuahsuahsuahsuas

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo que o Phylipi falou, inclusive conheço várias garotas de fora do nosso MA e elas são bem mais educadas, simples e atenciosas mesmo tendo dinheiro, conhecimentos e beleza exterior que as daqui!
    então chegamos a conclusão que a pessoa deve ser legal com as outras independente do seu rosto, bolso ou cérebro.

    ResponderExcluir
  11. meu deus quantos conceitos e preconceitos, o mundo é louco demais, não é meu amigo?! por isso eu descarto todos! prefiro não me importar com o fato de ser feia, ou ser bonita, de ser intelectual, ou burra, apenas sou, suo, soul, soo e vivo!!!! o importante é o amor no coração! :)

    ResponderExcluir
  12. rsrsrsrs..aiii phylipi,eu sou uma maranhense que mora no ceará há muitos anos e embora tenha nascido nessa ilha maravilhosa que toma uma parte do meu coração é o ceará que possui essa outra parte e todo o resto que o acompanha.Devo concordar que é bem mais complicado fazer "amizades" ai na ilha,principalmente tratando-se de mulheres...acho que é tudo uma questão de cultura mesmo,educação!Enfim,sinto isso na pele cada vez que retorno pra visitar a parentada,me sinto totalmente deslocada entre as primas,tias e cia...rsrs...literalmente um peixe fora d'agua!o incrivel é que minhas atitudes as deixam mais curiosas que surpresas,mas já encontrei algumas mulheres "cabeça"(cm se diz aqui no ceara)que por ironia oucapricho do destino,partilham o pensamento em comum de sairem e ver o que tem além dos limites de nossa arcaica e linda ilha.Éee meu amigo,"É preciso viver um dia de cada vez,mas viver todos os dias como se fosse o último",pensamentos de uma cearense.bjoooo

    ResponderExcluir
  13. olha só, concordo, em parte, com a tua teoria, que é uma visão a respeito do comportamento das mulheres maranhenses, e pq em parte? simples, pq em todos os lugares do mundo existem mulheres lindas e esnobes, e mulheres lindas e humildes, mas esse lance de existirem mulheres lindas e humildes acontece na proporção do desenvolvimento de um local, tipo, no rio, são paulo ou no sul, existem pessoas com mais recursos e assim podem se cuidar mais, e phylips, tu não tem idéia do que a tecnologia é capaz de fazer com uma mulher, então como aqui é um estado mais pobre economicamente falando, as mulheres bonitas acontecem mais raramente que em outros lugares, até pq desenvolvimento economico anda paralelamente com o desenvolvimento do comportamento das pessoas, e agora falo do fato de serem humildes ou esnobes, é claro que fatos como o que aconteceu com o xandy acabam por influenciar de certa forma o comportamento das pessoas, mas acredito que apenas ao ponto de acordarem pra realidade que acontece, não chegando ao ponto de influenciar todo um comportamento e tal... bom, é isso.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a Angela em número, gênero e grau e assino em baixo, todavia no caso do poster aqui a assinatura é em cima. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  15. Em verdade, o padrão de beleza da mulher brasileira, especificamente da maranhense é estratificado. Simples: o viés utilizado para aproximar os seres, e enfim fazer um par româtico é puro e estritamente econômico. Não adianta ter cabelos lisos, corpos magros ou pele branquinha, como diria nosso amigo Diego Loila. Há, indispensavelmente, um pressuposto básico: ostentar a mesma classe social.

    Superado essa etapa, ai sim, os fluídos hormonais começam a se manifestar pelo 'par ideal', a verdadeiro carametade.

    Nessa disputa ideológica e anacrônica entre o ser e o ter, este turva nossa percepção da realidade a ponto vivermos acorrentados na lendária caverna de Platão.

    Hoje, já não estranhamos pessoas bonitas se realacionando com pessoas feias, segundo nosso pseudo-padrão de beleza. Mas sim pessoas de uma classe baixa se relacionando com uma de classe alta e vice-versa. Não é verdade?

    Relacionamento hoje é investimento. Funciona num verdaeiro regime de empresa. A beleza é um quisito adormecido que cedeu espaço ao patrimônio, verdadeiro motor turbo do relacionamento.

    Dentro dessa ótica, a beleza externa, sob meu ponto de vista, é pretexto para desviar o foco de questões que reputo mais essenciais na conjutura que vivemos: a cultura do status. Este, serve como embalagem para representar toda a falta de conteúdo de nossas belezas raras. Que beleza!

    ResponderExcluir
  16. rapaz vou incendiar a discussão , não teria o "esnobismo" da mulher bonita maranhense, nascido não do fato de achar que a maioria delas é feia, mas talvez sim no fato da maioria dos homens serem feios (vide meu amigo Phylipi)

    Kalil
    XD

    ResponderExcluir
  17. Olá Kalil,

    Não deixa de ser uma provável explicação !

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Ilustríssimo colega "ESPAÇO RH", li e achei muito interessante sua tese, entretanto, terei que respeitosamente discordar na parte em que você resume ou estratifica o mais sublime dos sentimentos do mundo o "AMOR" a um mero investimento financeiro com intuito de ostentar a mesma classe social.

    Confesso que existem alguns casos desse tipo, mas ainda é exceção a regra. Li algumas reportagens desse tipo de “amor financeiro” muito comum na CHINA, pois devido a grande quantidade populacional (mais de 1 bilhão de pessoas) existe uma dificuldade muito grande em sobreviver, com isso procura-se um parceiro mais para ajudar a manter as despesas do que por envolvimento passional. Agora com relação a Maranhão, vejo que a maioria dos casamentos ainda são construídos no alicerce do amor.

    Com isso, podemos observar que estamos levantando outra discussão (no sentido de debate): É melhor casar (ou namorar) por amor ou por dinheiro? Phylipi, agora é com você, escreva outro tópico nesse sentido e veremos os comentários.

    ResponderExcluir
  19. Mulher "se acha" mesmo, não são todas, claro!mas, não tem como fugir dessa realidade, isso é fato comprovado, até mesmo nos casos em que são desfavorecidas de beleza, dinheiro ou sabedoria, basta estarem em um local que dispõe de um certo "status", elas já pensam que são melhores que os outros..
    e isso não é assim, até porque somos todos de carne e osso, beleza vai embora mais tarde, festas serão esquecidas e dinheiro não se leva depois da morte..
    Humildade devia ser a palavra.
    Olhar para o lado e ver o cinismo de uma jovem que despresa as pessoas sem mesmo olhar nos olhos. Perda de tempo gastar saliva com gente assim, preferir beber as vezes é melhor.

    ResponderExcluir
  20. Amigo, o que dizer diante desse desabafo? Acredito, antes de mais nada, que essa atitude não é "previlégio" só das mulheres bonitas, pois tem mulheres que, mesmo não sendo tão bonitas, apresentam esse mesmo tipo de comportamento. Percebo que é meio cultural. Entretanto esse tipo de comportamento existe em outros estados, dependendo muito da bagagem cultural que as pobres coitadas carregam. Tem muita mulher (feia ou bonita) muito bacana que não tem essas frescuras. No Maranhão existe muita cobrança acerca do comportamento de determinadas meninas (pelos pais, irmãos, amigos e até por muitos homens que pensam como você). Se a menina sai com vários amigos (amigo mesmo!)...se dança com todos em uma festa (quantas não estão doidas só para dançar, mas o cara quer passar a noite se esfregando na mina)..., se aceitam conversar com estranhos que dizem querer só amizade, mas passam a noite toda tentando cantar a coitada. Antes de mais nada é preciso analisar o comportamento do homem maranhense quando as mulheres possibilitam que cheguem mais perto. Mas entendo seu desabafo e sei que existem muitas mulheres bonitas e feias que se acham muito mais do que os outros, independente de idade, cor, nacionalidade, situação econômica, enfim. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Olá Ana,

    Obrigado pela leitura e envio do seu comentário.

    Sua análise nos aproxima bem mais, creio eu, do X da questão. Cultura, educação, família, comportamento e conduta andam de mãos dadas. E seria preciso analisar os sexos opostos para chegar-se a uma conclusão eficaz.

    Grande abraço

    ResponderExcluir