sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O inventor da chapinha !


Alguém aí sabe quem foi o inventor da chapinha? Sim, sim...a chapinha mesmo, esse objeto que tanto compraz as mulheres de todo o mundo(isso mesmo, de todo o mundo, não é só as brasileiras não!!!)
Não sabem? Então aprensento-lhes a história do senhor Anthony, o inventor desse instrumento com quem tive o prazer de viajar durante sete dias em 2009.

Anthony nasceu na Itália e quando ainda era criança entrou em um navio junto com sua família com destino a Nova Iorque. O que iriam fazer lá? Não sabiam, pois estavam fugindo da Segunda Guerra Mundial e arriscaram ganhar a vida do outro lado do Atlantico. Chegando em Nova Iorque Anthony passou as dificuldades que qualquer estrangeiro que nao fala o idioma, nao tem trabalho e nao tem apoio passaria em um país diferente, sendo criança então, nem se fale. O primeiro emprego que seu pai conseguiu foi o de zelador em um pequeno restaurante no subúrbio de Nova Iorque. Homem de valores, seu pai, aos trancos e barrancos conseguiu ir mantendo a familia aos poucos com o pouco dinheiro que ganhava. Sua esposa ajudava nos serviços domésticos e cuidava da crianças, que iam cada vez mais se adaptando à vida americana. Creio que nao preciso descrever o sofrimento que Anthony passou durante esse período de sua vida até chegar à fase adulta....Mas voces irão se surpreender ao saber de como em uma noite Anthony passou de pobre a MILIONÁRIO !!!

Tendo-se mudado para California e, após a morte de seu pai, Anthony conseguiu terminar os estudos e morava com o irmão mais velho. Em uma certa noite sentou-se ao sofá e ligou a televisão. Entediado, mudava os canais lentamente quando de repente caiu sobre um programa de humor: Uma mulher de cabelos compridos que passava roupas meio que inclinada num vai-e-vem cômico, seus longos cabelos apareciam por detrás do ferro de gomar tal como a sombra de um objeto qualquer. Naquele instante, a lampada dentro da mente de Anthony acendeu transparecendo a idéia que iria revolucionar os padrões de beleza e estética feminina: Santo programa de humor !!! Estava nascendo a chapinha !

No dia seguinte Anthony liga para um amigo seu, engenheiro, o senhor Isaak Shero, e descreve-lhe a idéia que tivera, pedindo-lhe que formulasse um objeto tal qual um ferro de gomar, mas com um protótipo adaptado a uma escova de cabelo. O resultado foi inovador ! Fizeram então uma conferência na cidade de San Francisco, para mostrar a todos a nova invenção. Num auditório lotado, sentada sobre uma cadeira, uma negra de cabelos bem encaracolados foi a cobaia para a experiencia que impressionaria a todos. Passaram a chapinha em um dos lados do cabelo e mostraram a diferença aos presentes !! Ao final da conferencia, todos queriam levar para casa a nova invenção, tanto que não deu pra todo mundo...e tiveram que alavancar a produção nos dias seguintes. Estas são as palavras do próprio Anthony, ao me explicar, num restaurante de luxo em Sao Luis, o que ocorrera com ele naquele dia:

--- "Phylipi, quando eu cheguei em casa, abri o saco de arrecadação das vendas daquele dia....e tinha tanto dinheiro...mas tanto dinheiro....que eu nao sabia o que fazer...despejei-o em cima da mesa e o jogava para o alto, dentro do meu quarto, com o meu irmão, tal qual tio patinhas !!!! "

A partir de então ele expandiu sua engenhoca para outros estados e o faturamento nao parava de crescer. Foi quando um empresário nova-iorquino lhe propôs 1 milhão de dólares pela patente da chapinha !

--- "Phylipi - continuou ele - foi a melhor coisa que eu fiz na vida foi nao ter vendido a patente de minha invenção, jovem como eu era na época, iria pegar esse 1 milhão e torrar com bobagens, compraria talvez uma Ferrari, viajaria ao redor do mundo...mas lembrei de meu pai e de todo o esforço e trabalho que ele fez por toda a família e resolvi honrá-lo com muito trabalho e sabedoria....resolvi tocar pra frente o meu negócio! "

Atualmente, o senhor Anthony tem empresas nos Estados Unidos, na França, na Itália, no Japão e algumas outras comarcas espalhadas pelo mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil. Ele é milionário, nao preciso repetir, mas sobretudo HUMILDE, porque conservou os valores ensinados pelo sofrimento de seu pai que atravessou o atlântico fugindo da guerra no intuito de ver o bem-estar de sua família !

9 comentários:

  1. Esse, sem sombra de dúvidas, é um excelente exemplo de que sorte vem pra quem tem preparo...e sabe agarrar a oportunidade!!! E mais do que isso, um exemplo de que não devemos deixar o sucesso subir à cabeça!!! Adorei a história!!!
    Beijos, menino bronzeado...(cuidado com esse excesso de sol...olha o conselho do Pedro Bial, nao esqueça do filtro solar!!!kkkkkkkkkkkkkk)

    Au revoir, mon cher!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Que história legal Phylipi. Eu fico pensando em inúmeros "insight" desse porte que eu já tive, mas infelizmente nunca tive um amigo engenheiro =[ para concretizá-los!
    Como a Juh falou, foi legal também o fato do Anthony não deixar o sucesso subir a cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Juh,
    Dizem que a sorte é o encontro da competência com a oportunidade !

    Grande Abraço !

    ResponderExcluir
  4. SANTO ANTHONY!!!! hehe, adorei a historia phylips.

    ResponderExcluir
  5. No Maranhão muitas pessoas tem idéias muito boas e as vezes tão boa quanto a deles...

    O q falta no nosso Estado e ter mais incentivo a essas idéias e incentivar o espirito empreendedor nas pessoas, cm ele teve e naum vender a sua idéia.

    ResponderExcluir
  6. Que historia interessante e muito rica. Nunca pensei que por de trás dessa historia da chapinha, apesar de ser engraçada de como surgiu a idéia da criação. O Anthony não perdeu sua essencia, e ele mudou a vida da familia toda.Gosteii meu caro Phylipi.

    ResponderExcluir
  7. Um belo exemplo de criatividade e perseverança.Conheci um senhor que viveu uma historia parecida,ele queria muito poder criar algo que lhe rendesse um bom dinheiro,e tomando um suco lhe veio a inspiração,ele simplesmente observou que o canudo reto não era muito pratico e então teve a idéia em molda-lo de forma que mesmo alguem deitado pudesse usá-lo,sem criar transtornos,colocou algumas "molas" e EURECA!dobrou o canudo.pratico,simples e eficiente.patentiou a "sua invenção" e hoje é um homem muiiito rico.sim senhor...conclusão:Não precisa ser um grande genio,basta ser criativo!:)

    ResponderExcluir